PÓS-GRADUAÇÃO LIVE

Pós-Graduação Contemporaneidade na Educação

Curso de pós-graduação credenciada pelo MEC no Brasil com opção de certificação internacional de educação continuada a cada módulo da pós-graduação.

A pós é ofertada ao vivo via internet em turmas de poucas pessoas para muito debate e grandes trocas entre os participantes e o TCC é opcional e poderá ser publicado como capítulo de livro organizado pela coordenadora Ângela Fonseca.

Taxa de inscrição de R$200,00 e

12 vezes de R$2.150,00 (ou R$21.500,00 à vista)

Os 15 primeiros inscritos pagam somente 12 de R$ 1.470,00

Início das aulas: 22/10/2025 (quarta-feira).

Término das aulas: 02/09/2026 (quarta-feira).

Aulas ao vivo:
segundas e quartas-feiras das 19h às 22h (horário de Brasília).

Pós-graduação credenciada pelo MEC.

Duração de 6 meses.
Acesso às gravações por 12 meses.

2 encontros ao vivo/semana. Total de 45 encontros.

Professores de excelência.

TCC opcional* com possibilidade de publicação de capítulo de livro.

*O TCC é cobrado à parte.

Carga horária total de 400h.

Grade curricular

Conhecimento aplicado à prática profissional em múltiplas carreiras no mundo de
Educação.

Fundamentos das Metodologias de Ensino - Metodologias Ativas

– História e evolução das metodologias de ensino.
– Teorias de aprendizagem e suas implicações na prática docente.
– A importância da reflexão pedagógica
– Conceito e características das metodologias ativas.
– Estratégias de ensino: aprendizagem baseada em projetos, ensino híbrido, sala de aula invertida, pbl.
– Planejamento e implementação de atividades com metodologias ativas.
– Desenvolvimento de atividades em grupo.

– Recursos didáticos contemporâneos.
– Uso da tecnologia na educação: plataformas, aplicativos e ferramentas digitais.
– A integração de mídias e recursos multimídia no ensino.

– O papel do educador na formação integral dos alunos.
– A importância da ética e da responsabilidade social na prática educativa.
– Construção de um ambiente escolar inclusivo e respeitoso.
– Estratégias para a formação continuada e o autoaperfeiçoamento.

– Formas de avaliar
– Avaliação formal
– Instrumentos avaliativos

– Déficits de aprendizagem mais comuns
– Integração do aluno de inclusão
– Formas de avaliação

Integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Sala de Aula

– Introdução aos ODS
– O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
– Importância dos ODS para a educação e para a sociedade.

– Visão geral dos 17 ODS e suas interconexões.
– Métodos pedagógicos que promovem a sustentabilidade.
– Exemplos de práticas educacionais que já incorporam os ODS.
– Técnicas de ensino que estimulam a participação e o protagonismo dos alunos.
– Desenvolvimento de projetos interdisciplinares que envolvam os ODS.
– Estratégias de avaliação da aprendizagem vinculadas aos ODS.
– Reflexão sobre a prática pedagógica e adaptação contínua.
– Compartilhamento de experiências e boas práticas entre os participantes.
– Como envolver pais, alunos e a comunidade na agenda dos ODS.

– Teorias da liderança
– Liderança e desenvolvimento profissional
– A importância do líder na educação
– Um líder em sala de aula
– Um líder capacitador

– Identificação dos atores no ambiente “escola”
– Identificação dos possíveis conflitos que ocorrem no ambiente “ escola “”
– Resolução de conflitos

Métodos é técnicas para ensino superior presencialmente e também via internet. Metodologias ativas e tecnologia também serão abordados no módulo.

– Estrutura e organização de um capítulo de livro
– Introdução, desenvolvimento e conclusão
– Organização lógica e coerente do conteúdo
– Escolha e delimitação do tema
– Como definir um tema relevante e específico
– Delimitação do escopo do capítulo
– Pesquisa e levantamento de referências
– Fontes confiáveis e atualizadas
– Como fazer uma revisão de literatura eficiente
– Redação acadêmica e estilo
– Normas de formatação (ABNT, APA, etc.)
– Clareza, objetividade e coerência na escrita
– Uso de citações e referências
– Como citar corretamente
– Evitar plágio
– Metodologia de elaboração do capítulo
– Planejamento do conteúdo

– Revisões e aprimoramentos
– Aspectos éticos na produção de conteúdo
– Direitos autorais
– Ética na pesquisa e escrita
– Revisão e edição do capítulo
– Técnicas de revisão textual
– Feedback de colegas e orientadores
– Apresentação do capítulo
– Elementos visuais e formatação final
– Submissão e publicação

Corpo docente

O corpo docente apresenta profissionais com atuação prática e muito conhecimento para compartilhar com você ao longo da pós-graduação.

COORDENADORA

Angela Fonseca
Coordenadora

Engenheira Civil, Bacharel em Física, Licenciatura em Física, Pós graduada em Coordenação Escolar e Administração Pedagógica. Há 14 anos atuando como Diretora Pedagógica.

Acredita que a formação completa do estudante, que garante a atenção para o aspecto sócio-emocional, além do conteúdo específico, surge com educadores capacitados, em constante atualização de conhecimentos e reciclagem didático metodológica”

Lilio Paoliello

Líder equipe de professores e coordenadores.

Líder em equipes de autores de livros didáticos.

Criador de projetos educacionais e editoriais.

Palestrante na área de educação




Camila Jacobs

Gestora de metodologia de ensino e Education Specialist na Ambra University. 

Mestra em Relações Internacionais pela Ufrgs, pós-graduada em EaD, pós-graduada em Designer Instrucional.

Alfredo Freitas

Diretor Acadêmico na Ambra University (EUA). 

Atua no ensino superior desde 2002, já selecionou, contratou e treinou mais de 150 professores mestres e doutores. 

Consultor de ensino superior no EUA e no Brasil.

José Barros Filho

Mais de 25 anos de experiência com consultoria empresarial e desenvolvimento de negócios e de lideranças em empresas como EMBRACO, Hering Têxtil, WEG Motores, AUDI/Volkswagen, Embraer, Volvo, Syngenta, Banco do Brasil Corporate, Suzano, HSM Educação Executiva e outras; doutorado e mestrado em Eng. de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em Eng. Mecânica pela UFSC.

Jorge Vieira da Silva

Consultor de empresas sócio na Opus Consultoria, mais de 30 anos de experiência em gestão e consultoria empresarial tendo atuado em empresas como GFK Brasil, Banco De Lage Landen, Organizações Globo, Novartis nos EUA; doutorado em sociologia política pela PUC-SP, mestrado em administração pela PUC-SP, graduação em administração pela Universidade de São Paulo (USP).

Professor títular de Governança Corporativa e também de Prevenção de Conflitos na Ambra University.

Dúvidas frequentes

Esta pós-graduação é reconhecida pelo MEC?

Sim. Veja o cadastro desta pós-graduação no e-MEC. Após a conclusão deste curso com sucesso, o estudante recebe o certificado de pós-graduação lato sensu CONTEMPORANEIDADE NA EDUCAÇÃO emitido pela Faculdade Faciência.

Cadastro no MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjQ2Nzc=/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MzE4ODIw

O TCC é opcional. O TCC tem a oportunidade de ser submetido para publicação como capítulo de livro. A publicação será critério da editora, de acordo com seus critérios de qualidade. 

A publicação custará R$1.700,00 à vista por autor e será de graça para a primeira turma.

Sim. É necessário um mínimo de 20 alunos confirmados para confirmar a turma.

Lives, grupos de WhatsApp e ambiente virtual.

Lives, grupos de WhatsApp e ambiente virtual.

E-mail, Whatsapp e ambiente virtual.

É necessário possuir frequência mínima de 70% das aulas (seja participando ao vivo ou assistindo à gravação depois) para concluir a pós.

Você fará questionários e trabalhados dissertativos ao longo da pós.

As 15 primeiras pessoas que confirmarem matrícula pagando a taxa de matrícula terão desconto de 20% o qual não cumulativo com nenhum outro desconto. 

Aplicado o desconto o investimento financeiro final será de 12 parcelas de R$ 632,00 ou por R$ 6.320,00 à vista.

Eagle Qualificação Profissional
ST SHIS QI 5 Conj. 15 Num. 7 Parte D
Brasília – DF
CEP 71.615-150
CNPJ 45.323.835/0001-10.

A Eagle  Qualificação Profissional (CNPJ 45.323.835/0001-10.) atua como polo registrado da Faculdade FaCiencia. A Faciencia é credenciada pelo MEC, Portaria n. 147, de 8 de março de 2022.

Tenho interesse!