Pós-Graduação Contemporaneidade na Educação
Curso de pós-graduação credenciada pelo MEC no Brasil com opção de certificação internacional de educação continuada a cada módulo da pós-graduação.
A pós é ofertada ao vivo via internet em turmas de poucas pessoas para muito debate e grandes trocas entre os participantes e o TCC é opcional e poderá ser publicado como capítulo de livro organizado pela coordenadora Ângela Fonseca.
Taxa de inscrição de R$200,00 e
12 vezes de R$2.150,00 (ou R$21.500,00 à vista)
Os 15 primeiros inscritos pagam somente 12 de R$ 1.470,00
Início das aulas: 22/10/2025 (quarta-feira).
Término das aulas: 02/09/2026 (quarta-feira).
Pós-graduação credenciada pelo MEC.
Duração de 6 meses.
Acesso às gravações por 12 meses.
2 encontros ao vivo/semana. Total de 45 encontros.
Professores de excelência.
TCC opcional* com possibilidade de publicação de capítulo de livro.
*O TCC é cobrado à parte.
Carga horária total de 400h.
Grade curricular
Conhecimento aplicado à prática profissional em múltiplas carreiras no mundo de
Educação.
– História e evolução das metodologias de ensino.
– Teorias de aprendizagem e suas implicações na prática docente.
– A importância da reflexão pedagógica
– Conceito e características das metodologias ativas.
– Estratégias de ensino: aprendizagem baseada em projetos, ensino híbrido, sala de aula invertida, pbl.
– Planejamento e implementação de atividades com metodologias ativas.
– Desenvolvimento de atividades em grupo.
– Recursos didáticos contemporâneos.
– Uso da tecnologia na educação: plataformas, aplicativos e ferramentas digitais.
– A integração de mídias e recursos multimídia no ensino.
– O papel do educador na formação integral dos alunos.
– A importância da ética e da responsabilidade social na prática educativa.
– Construção de um ambiente escolar inclusivo e respeitoso.
– Estratégias para a formação continuada e o autoaperfeiçoamento.
– Formas de avaliar
– Avaliação formal
– Instrumentos avaliativos
– Déficits de aprendizagem mais comuns
– Integração do aluno de inclusão
– Formas de avaliação
– Introdução aos ODS
– O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
– Importância dos ODS para a educação e para a sociedade.
– Visão geral dos 17 ODS e suas interconexões.
– Métodos pedagógicos que promovem a sustentabilidade.
– Exemplos de práticas educacionais que já incorporam os ODS.
– Técnicas de ensino que estimulam a participação e o protagonismo dos alunos.
– Desenvolvimento de projetos interdisciplinares que envolvam os ODS.
– Estratégias de avaliação da aprendizagem vinculadas aos ODS.
– Reflexão sobre a prática pedagógica e adaptação contínua.
– Compartilhamento de experiências e boas práticas entre os participantes.
– Como envolver pais, alunos e a comunidade na agenda dos ODS.
– Teorias da liderança
– Liderança e desenvolvimento profissional
– A importância do líder na educação
– Um líder em sala de aula
– Um líder capacitador
– Identificação dos atores no ambiente “escola”
– Identificação dos possíveis conflitos que ocorrem no ambiente “ escola “”
– Resolução de conflitos
Métodos é técnicas para ensino superior presencialmente e também via internet. Metodologias ativas e tecnologia também serão abordados no módulo.
– Estrutura e organização de um capítulo de livro
– Introdução, desenvolvimento e conclusão
– Organização lógica e coerente do conteúdo
– Escolha e delimitação do tema
– Como definir um tema relevante e específico
– Delimitação do escopo do capítulo
– Pesquisa e levantamento de referências
– Fontes confiáveis e atualizadas
– Como fazer uma revisão de literatura eficiente
– Redação acadêmica e estilo
– Normas de formatação (ABNT, APA, etc.)
– Clareza, objetividade e coerência na escrita
– Uso de citações e referências
– Como citar corretamente
– Evitar plágio
– Metodologia de elaboração do capítulo
– Planejamento do conteúdo
– Revisões e aprimoramentos
– Aspectos éticos na produção de conteúdo
– Direitos autorais
– Ética na pesquisa e escrita
– Revisão e edição do capítulo
– Técnicas de revisão textual
– Feedback de colegas e orientadores
– Apresentação do capítulo
– Elementos visuais e formatação final
– Submissão e publicação
Corpo docente
O corpo docente apresenta profissionais com atuação prática e muito conhecimento para compartilhar com você ao longo da pós-graduação.
Angela Fonseca
Coordenadora
Engenheira Civil, Bacharel em Física, Licenciatura em Física, Pós graduada em Coordenação Escolar e Administração Pedagógica. Há 14 anos atuando como Diretora Pedagógica.
Acredita que a formação completa do estudante, que garante a atenção para o aspecto sócio-emocional, além do conteúdo específico, surge com educadores capacitados, em constante atualização de conhecimentos e reciclagem didático metodológica”
Lilio Paoliello
Líder equipe de professores e coordenadores.
Líder em equipes de autores de livros didáticos.
Criador de projetos educacionais e editoriais.
Palestrante na área de educação
Alfredo Freitas
Diretor Acadêmico na Ambra University (EUA).
Atua no ensino superior desde 2002, já selecionou, contratou e treinou mais de 150 professores mestres e doutores.
Consultor de ensino superior no EUA e no Brasil.
José Barros Filho
Mais de 25 anos de experiência com consultoria empresarial e desenvolvimento de negócios e de lideranças em empresas como EMBRACO, Hering Têxtil, WEG Motores, AUDI/Volkswagen, Embraer, Volvo, Syngenta, Banco do Brasil Corporate, Suzano, HSM Educação Executiva e outras; doutorado e mestrado em Eng. de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em Eng. Mecânica pela UFSC.
Jorge Vieira da Silva
Consultor de empresas sócio na Opus Consultoria, mais de 30 anos de experiência em gestão e consultoria empresarial tendo atuado em empresas como GFK Brasil, Banco De Lage Landen, Organizações Globo, Novartis nos EUA; doutorado em sociologia política pela PUC-SP, mestrado em administração pela PUC-SP, graduação em administração pela Universidade de São Paulo (USP).
Professor títular de Governança Corporativa e também de Prevenção de Conflitos na Ambra University.
Dúvidas frequentes
Sim. Veja o cadastro desta pós-graduação no e-MEC. Após a conclusão deste curso com sucesso, o estudante recebe o certificado de pós-graduação lato sensu CONTEMPORANEIDADE NA EDUCAÇÃO emitido pela Faculdade Faciência.
Cadastro no MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjQ2Nzc=/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MzE4ODIw
O TCC é opcional. O TCC tem a oportunidade de ser submetido para publicação como capítulo de livro. A publicação será critério da editora, de acordo com seus critérios de qualidade.
A publicação custará R$1.700,00 à vista por autor e será de graça para a primeira turma.
Sim. É necessário um mínimo de 20 alunos confirmados para confirmar a turma.
Lives, grupos de WhatsApp e ambiente virtual.
Lives, grupos de WhatsApp e ambiente virtual.
E-mail, Whatsapp e ambiente virtual.
É necessário possuir frequência mínima de 70% das aulas (seja participando ao vivo ou assistindo à gravação depois) para concluir a pós.
Você fará questionários e trabalhados dissertativos ao longo da pós.
As 15 primeiras pessoas que confirmarem matrícula pagando a taxa de matrícula terão desconto de 20% o qual não cumulativo com nenhum outro desconto.
Aplicado o desconto o investimento financeiro final será de 12 parcelas de R$ 632,00 ou por R$ 6.320,00 à vista.
Eagle Qualificação Profissional
ST SHIS QI 5 Conj. 15 Num. 7 Parte D
Brasília – DF
CEP 71.615-150
CNPJ 45.323.835/0001-10.
A Eagle Qualificação Profissional (CNPJ 45.323.835/0001-10.) atua como polo registrado da Faculdade FaCiencia. A Faciencia é credenciada pelo MEC, Portaria n. 147, de 8 de março de 2022.
Tenho interesse!