Curso online de Gestão Estratégica

Curso online com conteúdo aprofundado, aulas gravadas e professor com vasta experiência profissional.

20 horas de  aulas gravadas

1 ano de acesso

7 dias de garantia

Professor doutor com ampla experiência profissional 

Certificado de participação

Formação via
Internet, no seu tempo

Este não é apenas mais um curso online, aprenda com quem tem vasta experiência de mercado e tenha acesso a um conteúdo de qualidade sobre Gestão estratégica

Professor

Julio Carneiro Cunha
Editor-chefe da BJMkt (Brazilian Journal of Marketing) e editor associado do IJBG (International Journal of Business and Globalisation), REGEPE (Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2011); mestrado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2006), graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (2004), Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010) e Marketing pela Universidade de São Paulo (2016)

Currículo

Conteúdo do curso

Definição de estratégia corporativa. O pensamento estratégico. Tomadas de decisões estratégicas. O que não é estratégia. Conceituação do processo estratégico. Estabelecimento de objetivos. Captura de informações internas e externas. Planejamento estratégico. Execução. Controle e monitoramento estratégico.

Declaração de estratégia. Missão e propósito. Visão. Valores.. Posicionamento estratégico de mercado. Princípios de diferenciação baseados em propósito para posicionamento. Liderança organizacional para estratégia. Cultura organizacional e valores organizacionais. Semelhanças e complementaridade de líderes. Formação de conselho corporativo alinhado à cultura. Controle e comprometimento pela cultura.

Níveis estratégicos. Alinhamento estratégico. Alinhamento horizontal. Alinhamento vertical. Desdobramento da estratégia para as funções da empresa. Comunicação corporativa e de equipes. Treinamento. Gestão estratégica de Recursos Humanos. Estratégia de controle. Estratégia de comprometimento. Estratégias funcionais e departamentais.

Análise de stakeholders. Identificação de interesses. Conflito de interesses. Análise da lucratividade da indústria. Concorrentes diretos. Substitutos. Novos entrantes. Fornecedores. Clientes. Análise final de lucratividade. Delimitação da indústria. Níveis de competição.

Análise do macroambiente. Aspectos políticos. Aspectos econômicos. Aspectos sociais. Aspectos tecnológicos. Aspectos ambientais. Aspectos legais. Identificação de oportunidades e ameaças. Checkpoint 1.

Competências essenciais. Vantagens comparativas. Visão Baseada em Recursos. Vantagens competitivas. VRIN. Valor. Raridade. Difícil Imitação. Insubstituível. Capacidade dinâmica. Capacidade absortiva. Identificação de pontos fortes. Identificação de pontos fracos. Análise dos fatores críticos de sucesso. Síntese das informações capturadas na Análise de SWOT. Elaboração formal de planos estratégicos. Estratégia genérica da competição. Liderança por custo. Diferenciação. Foco.

Portfólio de produtos. Matriz BCG. Organização de recursos. Gestão do tempo e estabelecimento de prioridades. Empresas organicistas e empresas mecanicistas. Eficiência, eficácia e produtividade. Melhorias contínuas. Matriz de Ishikawa. Estoques. Estoque just-in-case. Estoque just-in-time. Parque de suprimento. Mapeamento de processos. Matriz PDCA. Planos de ação 5W2H.

Controle de metas. Metas SMART. Indicadores de desempenho. Balances Scorecard. Mapa estratégico. Sistemas de informações gerenciais para controle estratégico. CRM. Big data. Inteligência artificial. Machine learning.

Liderança de mercado. Estratégia do Oceano Azul. Benefícios do first mover. Estratégia de seguir o líder. Teoria Institucional e isomorfismo. Estratégia de crescimento. Mentalidade de crescimento e mentalidade fixa. Crescimento por linha de produtos ou público-alvo. Matriz de Ansoff. Penetração de mercado. Desenvolvimento de produtos. Desenvolvimento de mercado. Diversificação. Checkpoint 2.

Cadeia de valor. Hierarquização versus terceirização. Fusões e aquisições. Associações e colaborações. Competição. Colaboração. Coopetição. Arranjos locais e clusters. Modelos de negócios. Tipos de modelos de negócios. Atuação física de digital. Business Model Canvas

Estratégia de internacionalização de empresas. Modos de entrada em mercados internacionais. Proximidade cultural para expansão internacional – Modelo de Uppsala. Pesquisa de mercado. Teoria noon-nopi. Estratégia de estruturação internacional de empresas. Inovação internacional – inovação reversa, inovação frugal, inovação aberta. Implementação de CSC. Apresentação de trabalhos. Discussão e debates dos trabalhos realizados. Análise estratégica organizacional completa. Integração das diferentes ferramentas estratégicas. Reflexões e críticas sobre o pensar e atuar estrategicamente. Fechamento da disciplina.

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Não se trata de curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, mas somente de curso de atualização e aperfeiçoamento profissional na categoria de curso livre.

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